top of page

Sobre nós

O TPC - Teatro Popular de Comédia - surgiu em 1986 com a ideia de reunir militantes do teatro de Ribeirão Preto, remanescentes dos festivais da década de 70, que formavam o grupo Etenojod (Equipe Teatral Noir, Jorge e Djalma). Desta época destacam-se as montagens das peças: “O Marido Confundido” (vencedora do 1º-Festival de Teatro de Ribeirão Preto em 1976), ”O Anfitrião” e "Um Rei Dormiu Lá em Casa" de Molière. Outras "O Coronel dos Coronéis" de Lasar Segall, "Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda" um épico adaptado pelo consagrado Celso Lemos. Nos anos seguintes destacam-se: "O Corcunda de Notre Dame" de Victor Hugo e "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna (espetáculo premiado em várias categorias no Mapa Cultura Paulista de 2004 - melhor espetáculo, melhor ator, trilha sonora, entre outras indicações). Entre as montagens de peças para público infantojuvenil destacam-se “A Revolta dos Perus” de Carlos Queiros Teles, “Verdunga, na Terra do Verde Cinza" e "Deu a Louca na Escola", textos de Noir Evangelista e Mauro Longo, que abordam temas sobre a preservação do meio ambiente e a preservação da instituição escolar, que já era tão precarizada em nosso país. De 2004 a 2010, através do Projeto Ademar Guerra da Secretária de Cultura de São Paulo, o grupo TPC recebeu orientação da atriz, diretora e professora universitária Lucia Capuani, orientadora do TPC até hoje. De 2009 a 2013, o núcleo “TPC Rio” desenvolveu atividades teatrais e temporadas de espetáculos no Rio de Janeiro, sob a coordenação de Noir Junior. Desde o ano de 2009, o TPC vem nutrindo uma frutífera amizade com o ator, diretor e dramaturgo Marcos Caruso, na ocasião em que gentilmente concederam a autorização para a montagem das obras; "Sua Excelência, O Candidato” e "Porca Miséria”, escritas em parceria com a atriz, autora, diretora e produtora brasileira Jandira Martini.

Hoje, o Grupo TPC está consolidado, estabelecido com sede no centro da cidade de Ribeirão Preto – SP, com produções regulares de espetáculos, entre produções com o alunos do curso de teatro e as peças do repertório, o grupo TPC marca sua trajetória com um histórico de aproximadamente 700 peças teatrais montadas e apresentadas, nestes 20 anos, oferecidos para Ribeirão Preto e região, em parceria com a Origem Produções e “Marici Villa”, que elabora, aprova e faz a captação dos projetos culturais através de leis de incentivo desde 2006. Em todos estes anos contamos com o apoio das empresas que apoiam e credenciam nosso trabalho; Rodonaves TRE, Grupo Balbo, Usina Estiva, Viralcool, Usina Pitangueiras e Usina da Pedra.

Depois de muito trabalho e anos de dedicação de nossa família, Noir Evangelista, Rosângela de Menezes Evangelista, Noir Júnior e Fábio Evangelista, juntamente com toda nossa equipe de artistas, arte educadores, técnicos, auxiliares, parceiros e especialmente nosso patriarca, Luiz Evangelista (falecido em 2019) figura fundamental no alicerce de toda nossa história, o TPC tem um espaço próprio, sede do Grupo TPC, com salas de aulas onde também são oferecidos os Cursos de Teatro TPC desde 2004, com destaque para a sala de ensaio – Sala “Lucia Capuani” (sede1) e um “teatro de bolso” com capacidade para até 60 pessoas - Sala “Marcos Caruso”(sede2). O Curso de Teatro TPC realiza dois eventos anuais, que já fazem parte da agenda cultural oficial do Municipio de Ribeirao Preto, conforme LEI Nº 13.930, que “DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DA "MOSTRA TPC DE TEATRO" E "FESTIVAL DE TEATRO TPC" NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS RIBEIRÃO PRETO, CONFORME ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” (DE 28/12/2016), aprovado pela Câmara dos vereadores e publicado no diário oficial, por iniciativa do nobre vereador Alessandro Maraca, que acompanhou de perto as atividades do grupo e escola TPC no período que esteve a frente da secretaria de Cultura, a “Mostra de Teatro TPC” que acontece em abril e o “Festival de Teatro TPC” em setembro, com absoluto sucesso de crítica e público. Cada evento é abrilhantado por espetáculos de repertório do grupo e de grupos convidados. Na última década, os eventos levaram anualmente cerca de dez mil expectadores aos teatros: Pedro II, Municipal, Marista, Centro Cult. Palace, Arena e Sala Marcos Caruso, no município de Ribeirão Preto – SP, contribuindo e atuando de forma expressiva na formação de novas plateias para o Teatro de nossa cidade. É também notória a influencia do TPC no crescente aumento de fazedores de cultura, artistas e arte educadores, atuando como “porta de acesso” para pessoas que desejam experimentar, por lazer ou por ofício, a prática artística. Durante os primeiros anos da fundação do Curso de Teatro, o TPC contou com o fundamental apoio da escola de inglês CNA-Campos Salles, nosso incentivador e apoiador.

Nossos serviços

FOTO-71

FOTO-71

IMG_0445

IMG_0445

Sua Excelência, O Candidato

Sua Excelência, O Candidato

O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida

Espetáculos teatrais do repertório do Grupo TPC

Para mais informações, clique no nome do espetáculo!

-- Teatro Empresa;

O Grupo TPC oferece nos seus espetáculos empresariais todo seu Know How, para assim atender as necessidades do contratante com eficácia para que o mesmo tenha o melhor resultado de seus colaboradores e máxima satisfação. Para isso trabalhamos com uma equipe de profissionais competentes e experientes. 

-- Encomenda de ação;

Criação e desenvolvimento da temática.

-- Personagens para eventos;

Formaturas, festas de aniversário entre outros.

-- Recepção de eventos;

Personagens ou atores.

-- Espetáculo de teatro do Grupo TPC;

Contratação de espetáculo de teatro do repertório do GRUPO TPC.

-- Outros serviços.

Leitura dramatizada (temas para o vestibular), contação de história, oficinas culturais e curso de teatro.

Aladdin 3

Aladdin 3

IMG_8636

IMG_8636

Reileao_100513_02 (7)

Reileao_100513_02 (7)

E agora, mãe?

E agora, mãe?

Uma Floresta Encantada

Uma Floresta Encantada

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O soldadinho e a bailarina

O soldadinho e a bailarina

IMG_3492

IMG_3492

Infantil

O Pequeno Príncipe

(Antoine de Saint-Exupéry, Adaptação de Noir Junior)

O Soldadinho e a Bailarina
(Hans Christian Andersen, adaptação de Noir Junior)

O Rei Leão
(Walt Disney, adaptação de Noir Evangelista e Noir Junior)

Aladdin
(Walt Disney)

Adolescente

 

Um Amor Para Sempre
(Noir Evangelista)

 

E agora, mãe?
(Isabel Vieira)

A Marca de Uma Lágrima

(Pedro Bandeira)

Adultas

 

Porca Miséria
(Jandira Martini e Marcos Caruso)

 

O Auto Da Compadecida
(Ariano Suassuna)

Sua Excelência, o Candidato
(Jandira Martini e Marcos Caruso)

Dona Carola

(Aloisio Villar)

Sociedade dos Poetas Mortos:

ensaio sobre Carpe Diem

(adaptação de Laílson Nunes)

Fale com a gente!

Tem interesse em algum dos nossos serviços? 
Preencha o formulário e nós entramos em contato com você!

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page