O Dia Nacional do Teatro, é uma data destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade.

 Estudiosos defendem que a primeira forma de teatro surgiu no Oriente, apesar de ser um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. Porém, o teatro como forma de arte, como conhecemos e praticamos hoje, surgiu na Grécia Antiga.surgiu na Grécia Antiga.

 O Prefeito Municipal, Duarte Nogueira, compareceu ao Teatro Municipal para prestigiar o Festival TPC (Teatro Popular de Comédia), em sua 14ª. edição, que está acontecendo neste equipamento cultural Municipal desde o dia 14 de setembro, com a encenação, até dia 23, de 24 espetáculos. O festival acontece semestralmente e é uma oportunidade dos alunos do TPC “estrearem” no palco.

Matéria Jornal A Cidade

Dia Nacional do Teatro

Dia 19 de Setembro

Teatro Municipal comemora Dia Nacional do Teatro  com espetáculo infantil 

14° Festival de Teatro TPC - Aladdin

Foto: FL Piton

Festival de Teatro TPC oferece peças para todos os gostos em Ribeirão Preto

 

 

Hoje é o Dia Nacional do Teatro e uma boa opção para comemorar a data é o 14º Festival de Teatro TPC (Teatro Popular de Comédia), com uma programação de 24 peças que começou no dia 14 de setembro e prossegue até domingo (23). Entre as apresentações, "O Pequeno Príncipe", "Aladdin" e "A Marca de Uma Lágrima".  

 

 Com seis meses de planejamento, o festival reúne um elenco de profissionais e alunos do primeiro ano na escola TPC. Uma bela porta de entrada para o palco. "Tem as pessoas que vão fazer teatro como seu futuro, que querem se profissionalizar na área, e tem as pessoas que vão procurar um resgate de uma oportunidade que não foi possível em outras épocas. E tem as crianças, que nos surpreendem bastante", comenta o diretor do grupo TPC, Noir Jaime Evangelista. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foco nas crianças  

 O Festival, que tem companhias convidadas para as apresentações, como "Grupo de Ribeirão Preto" e "Cia. Filó", conta com um foco especial no público infantil, em um trabalho de formação de plateia. "Essas crianças de hoje são os jovens e adultos de amanhã, que só irão ao teatro se tiverem se sensibilizado no passado", explica. A organização do Festival também distribui ingressos para crianças carentes e organiza a ida de escolas para as apresentações.  

 

 Para o diretor, a tradição do festival vem com a construção de credibilidade por meio de erros e acertos ao longo do caminho, provocados pelas experimentações.  

 "Eu não sei se é porque a gente vai aprendendo e vai ficando um pouco menos estressado, mas está tudo correndo bem, as plateias estão prestigiando. É muito legal isso, a expectativa é muito boa e ao longo do festival vão acontecer peças com alguns diretores tradicionais aqui em Ribeirão Preto, como Bolinha Monteiro, Ademir Esteves e Edir Villa Real", conclui Evangelista. 

14° Festival de Teatro TPC - O Pequeno Príncipe

Foto: Weber Sian/ A Cidade

Matéria de Bruna Zanatto, com supervisão de Angelo Davanço

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Contato

Nosso endereço

© Copyright 2017, TPC.
 Desenvolvido por Folks Creative Studio

Tel: (16) 3964-5549

teatrotpc@terra.com.br

Rua Marcondes Salgado, 731, Ribeirão Preto - SP