Escola de Teatro TPC

Descubra quem você quer ser, seja quem você quiser!
1/5

Quer saber mais sobre os cursos ou agendar uma aula experimental gratuita? Fala com a gente! 

(16) 3964 5549 

Rua Marcondes Salgado, 731, Centro

Ribeirão Preto - SP

Nossos diretores

Noir Jaime Evangelista

Ator (DRT 22.279-SP) e diretor dedicado ao teatro em Ribeirão Preto há mais de trinta anos, desde sua adolescência realiza atividades no Teatro Municipal. Dirigente do grupo de  Teatro Popular de Comédia - TPC, fundado em 1986, que produz espetáculos regulares para Ribeirão Preto e região. Atualmente está em cartaz como ator e diretor das peças: " SUA EXCELÊNCIA, O CANDIDATO" e "PORCA MISÉRIA" de Marcos Caruso e Jandira Martini e " O AUTO DA COMPADECIDA" de Ariano Suassuna. Dirigiu ainda: "UM AMOR PARA SEMPRE", "VIDA DE DROGA" e "E  AGORA MÃE"   de Isabel Vieira. Escreveu e dirigiu as peças infantis “ VERDUNGA - UMA FLORESTA ENCANTADA” e “DEU A LOUCA NA ESCOLA”. Professor, diretor e escritor de teatro, juntamente com seus filhos Noir Junior e Fabio Menezes Evangelista e esposa Rosangela de Menezes Evangelista  do Curso de teatro TPC - curso livre de teatro para todas as idades. Foi vencedor de vários prêmios no Mapa Cultural Paulista 2003/2004 com a peça "O Auto da Compadecida". É produtor e realizador do Festival e Mostra de teatro TPC para alunos do curso e convidados especiais.

Rosangela de Menezes Evangelista

Com formação em administração e comercio varejista é  apoiadora das atividades artísticas da família, colabora com a administração geral do Curso de Teatro TPC desde o seu inicio em 2004. Motivadora e crítica das atividades e produtos da escola, está sempre pronta para colaborar onde for necessário. Nas Mostras e Festivais documenta, filmando todas as peças, além do suporte administrativo para que estes eventos aconteçam com sucesso e eficiência.

Fabio Evangelista
Noir Jaime Evangelista Junior

(DRT-22.282-SP) Bacharel em Composição, formando em Licenciatura, estuda pedagogias da educação musical, percussão e composição na UNICAMP desde 2006. Durante seus estudos teve aulas de percussão com Fernando Hashimoto, composição, harmonia e contraponto com Silvio Ferraz, Denise Garcia, José A. Mannis e Jonatas Manzolli. Em 2008 e 2009 teve aulas de análise, improvisação e heurística com Claude Ledoux, Alexandros Markeas e Ricardo Mandolini. Em 2010 teve aulas com o músico Arrigo Barnabé pelo Programa Artista Residente (UNICAMP). Em 2015 participou de oficinas com Fernando Barba do grupo Barbatuques. Em 2016 participou do projeto Coral VDA com o maestro Schurz, seu último trabalho no Brasil. É acordeonista do grupo “Obra Aberta” - grupo de pesquisa voltado para o fazer musical interativo em um ambiente de criação coletiva, utilizando partituras abertas e jogos de improvisação – desde 2013.  

(DRT 22.281-SP) Produtor do Grupo TPC, ator desde 1993, produtor e diretor teatral desde 2000. Ministrou por 4 anos cursos pela Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de SP – ASSAOC (Cândido Portinari). Fundador do Grupo de Teatro TPC RIO, no Rio de Janeiro-RJ em 2009. Cursou Artes Cênicas e hoje cursa Audiovisual no Centro Universitário Barão de Mauá. Orientação e direção teatral desde 2003 com Lucia Capuani do Projeto Ademar Guerra da Secretária de Cultura do Estado de SP; Escola de artes WOLF MAYA - São Paulo/SP; Seminário de Dramaturgia com Antônio Abujamra, Lauro César Muniz, Wolf Maya, Dora Castellar, Marco Pamio, Marcus Kurtnaitis, Marco Antoni Braz, Elena Vássina, Silvana Garcia, Newton Cannito, Iná Camargo Costa, Mauro Alencar, Adriano Ribeiro e Mario Viana; Interpretação Avançada com Bri – Fioca e Isadora Ferrite (SEST SENAT); Direção de teatro com Toninho do Vale (SEST SENAT); Interpretação com Bonecos com Luiz Carlos Laranjeiras (SEST SENAT); Interpretação para TV com Milton Neves; Curso de TV com Roberto Jabor; Curso Nu Espaço em Botafogo interpretação para TV e aulas particulares com professor e diretor de TV Tomil; Curso de Interpretação com professor e diretor da TV Globo, Márcio Trigo.

 
 

Nossos Orientadores

Aline Rodrigues

Professora do Curso Infantil

Aline Rodrigues iniciou sua carreira artistica aos 5 anos. Com mais de 30 peças montadas. Hoje é fotógrafa, atriz e professora de Teatro no TPC.

Anna Clayme

Professora do Curso Infantil e Baby Class

Anna Clayme é atriz e professora no grupo TPC há 8 anos. Pedagoga formada pela FFCLRP/USP. Dirigiu mais de 15 espetáculos e atuou em mais de 30 em Ribeirão preto e Região. 

Antônio Resende

Professor do Curso Infantil 

Antônio Resende é estudante de Direito pela Faculdade de Franca. Estuda e trabalha com teatro há 10 anos, é ator e diretor há 2 anos na Escola de Teatro TPC.

Bolinha Monteiro

Professora de Nível II (Stanislavski) e Nível III (Teatro Experimental)

Bolinha Monteiro é atriz, diretora, dubladora. Atua há 30 anos na área, participou do Grupo Teatro Experimental de Ribeirão Preto. Mais de 20 peças como atriz e quase 50 peças como diretora. É professora há 10 anos no TPC.

Edir Villa Real

Professor de Nível I (Adolescente e adulto) e Nível II (Stanislavski)

Edir Villa Real é ator, diretor, DRT 40344. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Professor há 12 anos no TPC.

Fábio Evangelista

Professor de Nível I, Nível II (Stanislavski), Nível III (Brecht) e Musical

Fábio Henrique é Acordeonista, Bacharel em Música, formado em Licenciatura, estuda Pedagogia da Educação Musical, Percussão e Composição. Trabalha com musicalização, preparação vocal e concepção sonora em cena.

Henrique Bertollini

Professor de Infantil e Nível I (Adolescente e adulto)

Henrique Bertollini é Psicólogo formado com ênfase escolar, estuda e trabalha com teatro como ator há 9 anos, lecionando e dirigindo no ramo há 6 anos. 

Laílson Nunes

Professor de Nível I (Adolescente e Adulto) e Nível III (Teatro do Absurdo)

Laílson Nunes tem experiência de mais de 10 anos de teatro, tem do mais de 20 peças em seu currículo tanto como ator, como diretor.

Laura Siena

Professor do Curso Nível I (Adolescente e adulto)

Laura Siena iniciou sua carreira de atriz com 11 anos, DRT 0049652. Foi professora de sapateado, atuou em curta metragens e propagandas publicitarias.

Noir Jaime Evangelista

Professor do Curso Nível I (Adolescente e adulto)

Noir Jaime Evangelista fundou o Grupo de Teatro TPC- Teatro Popular de Comédia em 1986, e o Curso de Teatro TPC em 2004, juntamente com seus filhos e esposa. Ativo militante do teatro Ribeirão Pretano, é ator, diretor e orientador.

Noir Evangelista Junior

Professor do Curso Nível III (Brecht)

Noir Evangelista Junior é formado em Audiovisual pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É ator, diretor, produtor, técnico, cenógrafo, figurinista e professor de interpretação de Teatro TV/Cinema.

Marlon Amaro

Professor do Curso Infantil e Nível I (Adolescente e adulto)

Marlon Amaro é Técnico em Arte Dramática pelo SENAC. É ator e diretor, professor do TPC desde 2014. Conta com mais de 50 espetáculos como ator e 16 como diretor. DRT 004306/SP.

Rafael Corrêa

Professor do Curso de Nível II (Stanislavski) e Nível III (Brecht)

Rafael Corrêa é fotógrafo, produtor, diretor e ator formado em Teatro pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Professor de teatro no TPC e também produz uma coletiva de Teatro em São Paulo. 

Shirley Viana

Professora do Curso Infantil, Nível I (Adolescente e Adulto) e Nível II (Stanislavski)

Shirley Viana é atriz, diretora e contadora de história. Atuante no teatro à mais de 20 anos. Formada em Marketing e Pôs Graduada em Comunicação. É professora de teatro há 9 anos no TPC.

Depoimentos de Alunos

"Minha filha Letícia faz teatro no TPC há mais de um ano. Para ela foi muito bom, pois era uma criança tímida. Ajudou muito no seu desenvolvimento e despertou o interesse pela leitura. Além de todos na Escola serem simpáticos, os professores são ótimos. Por isso aconselho a todos fazerem teatro, pois faz bem para a alma e para seu autoconhecimento. Vem pro TPC!"

Letícia Eleutério - 6 anos

"O Teatro para mim é a arte mais completa e complexa já criada pelo ser humano, porque trabalha emoções, sentimentos, fantasia e realidade, além disso, teatro é história, é política é estudo e trabalho. O teatro também é sinônimo de união porque ninguém faz teatro sozinho,e eu penso que isso torna o teatro especial porque nos ensina que cada ser humano ocupa um papel importante na vida por menor que seja a posição que ocupe. A escola de teatro TPC entrou em minha vida em 2006 e permanece até hoje. Agradeço a todos os professores e amigos que estiveram e continuam comigo todos esses anos e em especial ao Noir que permitiu um sonho de subir ao palco torna-se realidade. Venha fazer teatro, vale a pena!

."

Marta Maria de Souza – 46 anos

"Tenho 60 anos e sou aposentado, resolvi fazer Escola de Teatro no TPC por ter muitas e muitas vezes chorando em Teatros pelo Brasil a fora. Sempre que ia visitar algum Teatro tipo Manaus, Dom Pedro II, eu olhava o palco e sonhava em um dia estar lá. Olhando o público acreditando em algo que eu falava em uma História ou Estória ali encenando. Quando ia a peças eu sentia inveja dos atores. Ficava vidrado com eles desempenhando seus papeis. Senti medo ao iniciar, mas hoje, dois anos depois, me sinto seguro e realizado".

Carlos Girotto - 60 anos

 
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Contato

Nosso endereço

© Copyright 2017, TPC.
 Desenvolvido por Folks Creative Studio

Tel: (16) 3964-5549

teatrotpc@terra.com.br

Rua Marcondes Salgado, 731, Ribeirão Preto - SP