top of page

Escola de Teatro TPC

Descubra quem você quer ser, seja quem você quiser!

Nossos Diretores

Noir Jaime Evangelista

Ator (DRT 22.279-SP) e diretor dedicado ao teatro em Ribeirão Preto há mais de trinta anos, desde sua adolescência realiza atividades no Teatro Municipal. Dirigente do grupo de  Teatro Popular de Comédia - TPC, fundado em 1986, que produz espetáculos regulares para Ribeirão Preto e região. Atualmente está em cartaz como ator e diretor das peças: " SUA EXCELÊNCIA, O CANDIDATO" e "PORCA MISÉRIA" de Marcos Caruso e Jandira Martini e " O AUTO DA COMPADECIDA" de Ariano Suassuna. Dirigiu ainda: "UM AMOR PARA SEMPRE", "VIDA DE DROGA" e "E  AGORA MÃE"   de Isabel Vieira. Escreveu e dirigiu as peças infantis “ VERDUNGA - UMA FLORESTA ENCANTADA” e “DEU A LOUCA NA ESCOLA”. Professor, diretor e escritor de teatro, juntamente com seus filhos Noir Junior e Fabio Menezes Evangelista e esposa Rosangela de Menezes Evangelista  do Curso de teatro TPC - curso livre de teatro para todas as idades. Foi vencedor de vários prêmios no Mapa Cultural Paulista 2003/2004 com a peça "O Auto da Compadecida". É produtor e realizador do Festival e Mostra de teatro TPC para alunos do curso e convidados especiais.

Rosangela de Menezes Evangelista

Com formação em administração e comercio varejista é  apoiadora das atividades artísticas da família, colabora com a administração geral do Curso de Teatro TPC desde o seu inicio em 2004. Motivadora e crítica das atividades e produtos da escola, está sempre pronta para colaborar onde for necessário. Nas Mostras e Festivais documenta, filmando todas as peças, além do suporte administrativo para que estes eventos aconteçam com sucesso e eficiência.

Fabio Evangelista
Noir Jaime Evangelista Junior

(DRT-22.282-SP) Bacharel em Composição, formando em Licenciatura, estuda pedagogias da educação musical, percussão e composição na UNICAMP desde 2006. Durante seus estudos teve aulas de percussão com Fernando Hashimoto, composição, harmonia e contraponto com Silvio Ferraz, Denise Garcia, José A. Mannis e Jonatas Manzolli. Em 2008 e 2009 teve aulas de análise, improvisação e heurística com Claude Ledoux, Alexandros Markeas e Ricardo Mandolini. Em 2010 teve aulas com o músico Arrigo Barnabé pelo Programa Artista Residente (UNICAMP). Em 2015 participou de oficinas com Fernando Barba do grupo Barbatuques. Em 2016 participou do projeto Coral VDA com o maestro Schurz, seu último trabalho no Brasil. É acordeonista do grupo “Obra Aberta” - grupo de pesquisa voltado para o fazer musical interativo em um ambiente de criação coletiva, utilizando partituras abertas e jogos de improvisação – desde 2013.  

(DRT 22.281-SP) Produtor do Grupo TPC, ator desde 1993, produtor e diretor teatral desde 2000. Ministrou por 4 anos cursos pela Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de SP – ASSAOC (Cândido Portinari). Fundador do Grupo de Teatro TPC RIO, no Rio de Janeiro-RJ em 2009. Cursou Artes Cênicas e hoje cursa Audiovisual no Centro Universitário Barão de Mauá. Orientação e direção teatral desde 2003 com Lucia Capuani do Projeto Ademar Guerra da Secretária de Cultura do Estado de SP; Escola de artes WOLF MAYA - São Paulo/SP; Seminário de Dramaturgia com Antônio Abujamra, Lauro César Muniz, Wolf Maya, Dora Castellar, Marco Pamio, Marcus Kurtnaitis, Marco Antoni Braz, Elena Vássina, Silvana Garcia, Newton Cannito, Iná Camargo Costa, Mauro Alencar, Adriano Ribeiro e Mario Viana; Interpretação Avançada com Bri – Fioca e Isadora Ferrite (SEST SENAT); Direção de teatro com Toninho do Vale (SEST SENAT); Interpretação com Bonecos com Luiz Carlos Laranjeiras (SEST SENAT); Interpretação para TV com Milton Neves; Curso de TV com Roberto Jabor; Curso Nu Espaço em Botafogo interpretação para TV e aulas particulares com professor e diretor de TV Tomil; Curso de Interpretação com professor e diretor da TV Globo, Márcio Trigo.

diretores
professores

Nossos Orientadores

Noir Jaime Evangelista

Professor do Curso Nível I (Adolescente e adulto) Nível II (Stanislavski)

Noir Jaime Evangelista fundou o Grupo de Teatro TPC- Teatro Popular de Comédia em 1986, e o Curso de Teatro TPC em 2004, juntamente com seus filhos e esposa. Ativo militante do teatro Ribeirão Pretano, é ator, diretor e orientador.

Noir Evangelista Junior

Professor do

Nível I, Nível II (Stanislavski), Nível III (Brecht) e Musical

Noir Evangelista Junior é formado em Audiovisual pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É ator, diretor, produtor, técnico, cenógrafo, figurinista e professor de interpretação de Teatro TV/Cinema.

Fábio Evangelista

Professor de Nível I, Nível II (Stanislavski), Nível III (Brecht) e Musical

Fábio Henrique é Acordeonista, Bacharel em Música, formado em Licenciatura, estuda Pedagogia da Educação Musical, Percussão e Composição. Trabalha com musicalização, preparação vocal e concepção sonora em cena.

Edir Villa Real

Professor de Nível II (Stanislavski)

Edir Villa Real é ator, diretor, DRT 40344. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Professor há 12 anos no TPC.

Denis Bibiano 

T731P825c.2024

Professor de Nível II (Stanislavski)

Edir Villa Real é ator, diretor, DRT 40344. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Professor há 12 anos no TPC.

Laílson Nunes

Professor de Nível I (Adolescente e Adulto) e Nível III (Teatro do Absurdo)

Laílson Nunes tem experiência de mais de 10 anos de teatro, tem do mais de 20 peças em seu currículo tanto como ator, como diretor.

Aline Rodrigues

Professora do Curso Infantil

Aline Rodrigues iniciou sua carreira artistica aos 5 anos. Com mais de 30 peças montadas. Hoje é fotógrafa, atriz e professora de Teatro no TPC.

Giovanna Guimarães

Professor de Curso Infantil e Nível I (Adolescente e Adulto)

Giovanna Guimarães, formada em letras pela Unesp Araraquara, onde fez cursos sobre teoria e crítica teatral. É atriz, professora e diretora de teatro no TPC. Experiência com ballet, circo, podcast e dublagem. Esta no teatro a mais de 10 anos.

Depoimentos de Alunos

"Iniciei minha “trajetória” no teatro na escola TPC no ano de 2010, buscava, na época, algo que me ajudasse a desenvolver uma boa oratória em público, além de ajuda para vencer a timidez presente em mim.

 Mas, com o passar dos anos vi que o curso de teatro não se resume apenas a isso. É muito mais.

Durante esses nove anos, aprendi em cada aula, cada exercício e cada apresentação mais sobre mim mesmo e do quanto podemos evoluir consigo mesmo com vontade e determinação.

O teatro enriquece o ser o humano. Com suas peças, histórias e desenvolvimento em cada turma, posso afirmar com toda certeza que o teatro mudou o modo de ver o mundo. Agregou-me cultura, conhecimento, valores etc.

Subir no palco é uma experiência única, uma sensação indescritível que todos deveriam passar pelo menos uma vez na vida.

Teatro passou a ser parte de mim e da minha vida. Sou extremamente grato aos seus conhecimentos.

 

Guilherme Zana - 27 anos

"Neste ano de 2019, tomei uma decisão de voltar para o teatro e comecei a estudar na escola TPC. Foi a melhor decisão que tomei, pois encontrei uma equipe incrível desde os professores até a secretaria. Sinto-me no lugar certo. Vejo que os professores acreditam em nosso potencial e isso incentiva muito nós alunos. As aulas também são dinâmicas e nos desafiam a melhorar cada vez mais. Enfim eu só quero agradecer a oportunidade no fundo do meu coração por estudar numa escola Incrível assim. Está valendo a pena cada segundo. Obrigada"

Laura Liz Pereira Pimentel – 26 anos

"O curso de Teatro TPC tem me ajudado muito na vida profissional e também pessoal. Os professores são ótimos e as aulas muito criativas.

Eu trabalho na área de comunicação e com apenas um ano de curso já sinto melhoras na minha consciência corporal, expressões, dicção, improviso, capacidade para memorizar textos e postura para falar em público.

No âmbito pessoal, senti que no momento da aula me desligo de todas as minhas preocupações para fazer as atividades e isso acaba sendo muito divertido.

Em breve, minha turma apresentará a primeira peça aberta ao público e já estou ansiosa para nossa estreia!"

Ana Luiza Marques – 30 anos

"O teatro apareceu na minha vida como uma necessidade humana, lembro-me quando criança as brincadeiras de circo com meus amigos e irmãos  e desde a tenra idade percebi que o teatro seria uma oportunidade para me conhecer e para me emancipar. Há três anos faço teatro e através da arte da interpretação pude realizar esse sonho  e a cada dia percebo minha evolução como individuo e como ator e com essa percepção, que  hoje tenho a certeza que é esse oficio que quero para vida não apenas como profissão mas também como filosofia de vida" .

Rodrigo Soares da Silva – 31 anos

"Um grande homem disse um dia "Os nossos êxitos mais felizes, tem uma mistura de tristeza" chega a ser assustador como essa pequena frase se encaixa comigo. Antes de entrar na vida artística, mesmo sorrindo diariamente, havia uma ponta de tristeza junto a mim, uma ponta que hoje já não existe mais graças ao TPC...

O TPC não é apenas uma Escola de Teatro, é também uma casa, um refúgio, uma terapia!

Durante a minha aula experimental, quando a Shirley me colocou e mais 10 pra dançar no meio do palco, foi nesse exato momento que eu senti a excitação de estar em cena, a tristeza que me acompanhava já não existia mais, simplesmente desapareceu, e hoje eu agradeço de todo coração ao TPC por ser quem eu sou hoje! EU SOU A UNIVERSAL!"

 

Wellington Chaves da Silva– 20 anos

"Minha filha Letícia faz teatro no TPC há mais de um ano. Para ela foi muito bom, pois era uma criança tímida. Ajudou muito no seu desenvolvimento e despertou o interesse pela leitura. Além de todos na Escola serem simpáticos, os professores são ótimos. Por isso aconselho a todos fazerem teatro, pois faz bem para a alma e para seu autoconhecimento. Vem pro TPC!"

Letícia Eleutério - 6 anos

"O Teatro para mim é a arte mais completa e complexa já criada pelo ser humano, porque trabalha emoções, sentimentos, fantasia e realidade, além disso, teatro é história, é política é estudo e trabalho. O teatro também é sinônimo de união porque ninguém faz teatro sozinho,e eu penso que isso torna o teatro especial porque nos ensina que cada ser humano ocupa um papel importante na vida por menor que seja a posição que ocupe. A escola de teatro TPC entrou em minha vida em 2006 e permanece até hoje. Agradeço a todos os professores e amigos que estiveram e continuam comigo todos esses anos e em especial ao Noir que permitiu um sonho de subir ao palco torna-se realidade. Venha fazer teatro, vale a pena!"

Marta Maria de Souza – 46 anos

"A vida é a arte do encontro(...)", disse Vinicius de Moraes. E um dos meus maiores encontros foi nos palcos do TPC. 
Dia a dia, a cada aula, nós alunos somos convidados a nos encontrar: na vida, no palco, em cena. De uma maneira poética, o tablado nos dá a liberdade ser quem somos e quem queremos ser, sem preconceitos, sem limites e com exageros. É o encontro de almas com pessoas grandes, que sonham junto, que têm a mesma ânsia em traduzir a vida em peça.

No TPC aprendi o que é ser grupo: junto, sincronizado, de mãos dadas. Fiz amigos, irmãos. Ganhei mais abraços do que aplausos; aprendi que todo mundo precisa de todo mundo, e que ninguém solta da mão de ninguém. 
O TPC me ensinou que "uma andorinha só não faz verão", mas que todas juntas fazem um espetáculo inteiro. 
Obrigada TPC, por ter me presenteado com um encontro tão lindo, no meio dos tantos desencontros da vida."

 

Bianca Kriegel – 26 anos

"A arte na minha vida se manifestou muito cedo. Desde que me conheço por gente, enquanto aluno, sempre estive envolvido em vários projetos artísticos que se destacavam entre Poesia, Canto, Dança, Teatro, dentre muitos outros. Mudei para Ribeirão Preto e um amigo, que hoje também faz o curso, me apresentou o TPC... E a partir desse dia, sem sombra de dúvida, minha vida mudou completamente. Sinto-me vivo, feliz, alegre, realizado por fazer o que amo. A escola de teatro - TPC me faz crescer a cada dia, não só como ator, mas também como pessoa. É incrível fazer parte desta família. Pisei no tablado pela primeira vez por um convite muito especial do querido Noir. Aprendi e aprendo muito neste lugar que, como diz Marcos Caruso, é um lugar sagrado! O teatro se tornou parte de mim e da minha história."

 “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível; traduz o intraduzível.”

Danilo Teixeira – 26 anos

"Tenho 60 anos e sou aposentado, resolvi fazer Escola de Teatro no TPC por ter muitas e muitas vezes chorando em Teatros pelo Brasil a fora. Sempre que ia visitar algum Teatro tipo Manaus, Dom Pedro II, eu olhava o palco e sonhava em um dia estar lá. Olhando o público acreditando em algo que eu falava em uma História ou Estória ali encenando. Quando ia a peças eu sentia inveja dos atores. Ficava vidrado com eles desempenhando seus papeis. Senti medo ao iniciar, mas hoje, dois anos depois, me sinto seguro e realizado".

Carlos Girotto - 60 anos

"Bom, me chamo Denis Bibiano, tenho 25 anos e estou no TPC vai fazer 8 meses. Desde o momento que o teatro entrou na minha vida, me transformou de dentro para fora. A arte transforma o ser humano e eu sou a prova disso. O TPC tem sido a melhor coisa que aconteceu na minha vida. A escola tem sido meu refugio, minha família, meu presente e meu futuro. Antes eu tinha duvidas sobre minha carreira, mas agora tenho certeza dela. Eu tinha muita dificuldade de me relacionar com as pessoas e através das belas amizades que a escola me presenteou, hoje posso dizer que minha vida nunca mais foi a mesma. Meus antigos amigos e minha família sentiram essa visível mudança no meu comportamento e tudo isso graças ao teatro e a essa escola que acreditou em mim."

 

Denis Bibiano – 25 anos

"Comecei a fazer teatro, não só porque gostava, mas também por indicação de uma psicóloga para me ajudar nas crises de pânico e ansiedade. Foi o melhor tratamento que recebi. O teatro me ajudou a superar as crises, além de me fazer crescer como pessoas e a enfrentar as dificuldades com mais calma. O palco me faz sentir grande e realizada. Me permite libertar minhas emoções e a trabalhar o corpo e a alma.  Teatro é uma arte sem igual e só tenho a agradecer ao TPC, pelas experiências maravilhosas e inesquecíveis a cada aula."

 

Ana Paula Constâncio – 34 anos

"Me matriculei no TPC por curiosidade e pra tentar desenvolver algumas habilidades de comunicação. Acabei entrando num caminho sem volta! A escola foi muito acolhedora e fiz amigos maravilhosos. Faria tudo de novo, mas não preciso: vou partir para os próximos módulos do curso. Está sendo um prazer passar por essa experiência."

Jonathan Milhomens- 26 anos

"Minha experiência com a Escola de teatro TPC me trouxe de volta aos palcos, pois estava parado há alguns anos.

Lá eu pude aprender novas técnicas e conhecer pessoas nas quais aprendi a ampliar minha mente e meus conhecimentos, que com certeza levarei para o resto da minha vida."

Alisson Costa- 22 anos

Depoimentos
bottom of page