25° Festival de Curitiba

Março de 2016

Festival de Curitiba recebe Mostra TPC de 23 a 28 de março

Em 

 Em sua 25ª edição, o Festival de Curitiba recebe a Mostra TPC – Teatro Popular de Comédia de Ribeirão Preto, São Paulo. Pela primeira vez no Festival, o grupo trouxe para a cidade quatro espetáculos – dois infantis e dois adultos – e quatro oficinas. As peças infantis “João e o Pé de Feijão no Sertão” e “O soldadinho e a bailarina” foram escolhidas por terem uma linguagem diferenciada.

  O primeiro espetáculo, apesar de ser encenado em um teatro, possui uma linguagem mais aberta, semelhante a peças de rua. Já o segundo, traz uma forte linguagem épica. Os espetáculos voltados para o público adulto são “Coisas que a gente se esquece de dizer”, com direção artística de Paulo Schiavoni e Fabio Meneses Evangelista, com texto contemporâneo, e o clássico “A Moratória”, com direção de Ademir Esteves.

Matéria: Camila Tebet

17424804_1353019961421174_62950586098701

Foto: Facebook/festivaldecuritiba

Mostra TPC Ribeirão Preto: Espetáculos Diversos e 

Experimentações no Festival de Curitiba

  Uma das características fundamentais da arte é sua capacidade de adaptação e dialogismo entre áreas. Aproveitando-se desse conceito, a Mostra TPC Ribeirão Preto traz, ao Festival de Curitiba, uma série de atividades, contando com espetáculos, palestras e rodas de conversa. O Curitiba Cult conversou com Noir Junior, curador da Mostra, e ele nos contou detalhes da iniciativa que invadiu capital.

  Antes de tudo, há de se apontar que não se trata de uma novidade. “O grupo atua há 35 anos em Ribeirão Preto, e a intenção foi de trazer espetáculos diferentes uns dos outros para mostrar nosso trabalho.”, apontou Junior. O fundamento, segundo ele, está no teatro popular de comédia (TPC); a escola da iniciativa conta com mais de 300 alunos e 13 professores, difundindo várias linhas de pesquisa. Há desde influência de teatro expressionista até o experimental.

Matéria: Alex Franco

265238479830150591080194405263028626874.

João e o Pé de Feijão no Sertão

Fringe faz Festival de Curitiba vibrar: veja destaques

  O Fringe 2016, com suas mais de 300 peças, é um verdadeiro frenesi cênico neste 25º Festival de Teatro de Curitiba. Com peças para todos os gostos, os artistas buscam conquistar o exigente espectador curitibano com suas produções. Veja a seguir uma seleção de 40 destaques do que já foi apresentado na mostra paralela mais interessante do teatro brasileiro, pelo olhar da equipe de fotografia do Festival de Curitiba, capitaneada por Daniel Sorrentino, com assistência de Ana Cris Willerding.

Matéria: Miguel Arcanjo Prado

fringe-2016-a-moratoria-annelize-tozetto

A Moratória mostra ruína de família aristocrata com direção de Ademir Esteves com o TPC – Teatro Popular de Comédia

 Foto: Annelize Tozetto/Clix

fringe-2016-joao-e-o-pe-de-feijao-no-ser

O TPC Teatro Popular De Comédia recebe os aplausos após apresentar João e o Pé de Feijão no Sertão, com direção e texto de Noir Evangelista Junior – Foto: Nilton Russo/Clix

fringe-2016-o-soldadinho-e-a-bailarina-f

Com direção de Noir Evangelista Junior, do Teatro Popular de Comédia, O Soldadinho e a Bailarina encantou as crianças

Foto: Annelize Tozetto/Clix